Este site utiliza cookies que só se mantém até o utilizador sair do site; ao navegar aqui está a aceitar a utilização de cookies nessas condições.

banda Filarmónica

Banda da SFL 1º Maio em 1946/48 - Foto de: autor desconhecido, colecção de Maria Margarida M. M. Correia

A história das bandas filarmónicas em Portugal está intimamente ligada à história do movimento associativo e remonta a meados do século XIX. Na sua génese estiveram as bandas militares e as filarmónicas de concerto inglesas (associações de elementos que exercitavam a música de câmara).
A Sociedade Filarmónica Lacobrigense 1º de Maio foi fundada em 1931 e do seu elenco de fundadores faziam parte vários membros da classe laboral a par de alguns nomes da burguesia local e profissionais de actividades a que hoje chamamos liberais.
A S.F.L. 1º de Maio foi reconhecida como Colectividade de Utilidade Pública em 17 de Setembro de 1988 e foi agraciada com a Medalha de Mérito Municipal – Grau Prata, em 27 de Outubro de 1991 como reconhecimento pelo seu trabalho no âmbito sociocultural. Em 1 de Maio de 2006, ao completar 75 anos de existência recebeu a Medalha de Mérito Associativo – Grau Prata, atribuída pela Confederação Portuguesa das Colectividades de Cultura, Recreio e Desporto, da qual é associada.
Actualmente a S.F.L. 1º de Maio ocupa o edifício Conde Ferreira, antiga Escola Primária, situada na Praça d’Armas, a poucos metros do amuralhado, integrada no perímetro histórico da cidade. Antes, terá ocupado o número 32 da Rua dos Camachinhos, durante um breve período, após a saída do nº 34 da Rua 1º de Maio (antiga Rua Triste) e antes disso, durante a década de quarenta esteve “hospedada” na sede do Clube Recreativo Metalúrgico Lacobrigense. As instalações que terá utilizado em épocas mais remotas, nos primórdios da sua existência, constituem incertezas e referem apenas a utilização da sede do Clube Futebol Marítimo “Os Lacobrigenses".
O papel mais importante desempenhado pelas filarmónicas nas comunidades respeita, sem dúvida, à formação musical constituindo “uma rede paralela de escolas de música em todo o país”.
A Filarmónica de Lagos continua a suscitar o reconhecimento da sua comunidade, não obstante existirem no concelho largas dezenas de associações culturais, recreativas e desportivas.

Preferências de Linguagem

Tags Populares

Imagem aleatória

Ver mais Informação