Este site utiliza cookies que só se mantém até o utilizador sair do site; ao navegar aqui está a aceitar a utilização de cookies nessas condições.

NECI

Aspectos do interior do Lar Residencial da NECI, Mai 2014 - Foto de: Carlos Afonso/CMLagos

A N.E.C.I. – Núcleo Especializado para o Cidadão Incluso, é uma IPSS com actuação na área da deficiência, sediada na Praia da Luz, concelho de Lagos, e com uma área de intervenção que abrange também os concelhos de Portimão, Aljezur e de Vila do Bispo. Além de diversas valências tem como principais respostas sociais o Centro de Atividades Ocupacionais (CAO) e a Intervenção Precoce.

A NECI foi criada em 1990, quando dois técnicos de educação em exercício de funções de coordenação em Lagos respetivamente a Dra. Maria Eduarda no Ensino Especial (que abrangia a área geográfica de Lagos, Aljezur e Vila do Bispo), e o Prof. José Manuel Campos no PIPSE (Programa Interministerial de Promoção do Sucesso Educativo), decidiram avançar com um projecto que colmatasse a lacuna da inexistência de uma instituição virada para a problemática da deficiência. E assim deram origem a uma associação sem fins lucrativos, com objectivo de minimizar os problemas das crianças com Necessidades Educativas Especiais (NEES) e suas famílias.

Então, a NECI iniciou a sua actividade com uma única resposta social, o Centro de Atividades Ocupacionais, e sem qualquer apoio Estatal, - o qual só se veio a verificar com a celebração do acordo de cooperação em 1994 na sequência do reconhecimento da instituição como IPSS. Posteriormente aumentaram as respostas com um projeto integrado no programa Ser Criança, direcionado para a reabilitação das crianças a partir do nascimento, o qual terminou em 2003, tendo a instituição assumido a responsabilidade financeira pela continuação da prestação desse serviço, até ao surgimento da Intervenção Precoce, resultado da colaboração com três ministérios (Saúde, Segurança Social e Educação).

Desde 1990 até à actualidade muito trabalho foi realizado e grande foi o crescimento registado pela associação, quer nas valências/áreas de actuação e no número de colaboradores, quer no impacto junto do seu público alvo, com inegáveis benefícios para as famílias envolvidas assim como para a comunidade em geral.

Em maio de 2014 concretizou-se um novo projecto, resultado de um sonho de décadas, foi inaugurado o Lar Residencial, equipamento “imperativamente necessário para tranquilizar a angústia e sofrimento dos pais que envelhecem e desejam partir descansados deixando assegurado um lar para os seus filhos”.

Este lar, situado nos Montinhos da Luz (Freguesia da Luz), é basicamente constituído por um edifício de um piso implantado num lote de cinco mil metros quadrados cedido pela Câmara Municipal de Lagos. Esta parcela encontra-se em zona privilegiada, a 1,5km da Praia da Luz, e é servida de bons acessos. O equipamento permite acolher vinte e quatro utentes nas melhores condições de habitabilidade, jovens ou adultos com qualquer tipo ou grau de deficiência impossibilitados de residir no seu meio familiar.

Preferências de Linguagem

Tags Populares

Imagem aleatória

Ver mais Informação