Este site utiliza cookies que só se mantém até o utilizador sair do site; ao navegar aqui está a aceitar a utilização de cookies nessas condições.

milheiral

Milheiral no Sargaçal, Jun 2007 - Foto de: Francisco Castelo


A paisagem rural do concelho é rica, variando entre o Barrocal e a Serra; duas realidades com características diferenciadas pela topografia e pelas espécies que nelas ocorrem. Genericamente, as espécies vegetais mais importantes que aqui se encontram são: pinheiro-manso, pinheiro-bravo, acácia, sobreiro, azinheira, salgueiro, medronheiro, esteva, tojo, e um vasto universo de plantas endémicas que a sabedoria popular transformou em remédios e outras aplicações medicinais.
A Serra do Espinhaço de Cão é o acidente orográfico mais importante do concelho e possui uma inequívoca importância faunística, tendo-se registado a presença do Lince-ibérico, da Águia de Bonelli e da Águia-cobreira entre muitas outras espécies mais comuns.
A paisagem integra o importante corredor migratório de aves que se deslocam do Norte da Europa para África, sendo local de descanso de grandes aves de rapina como o Grifo.
O habitat rural regista, ainda, para além das actividades agrícolas tradicionais, a apicultura, a silvicultura, a horto-fruticultura, e a exploração pecuária com a existência de rebanhos de pequena e média dimensão, principalmente de gado ovino e vacum. A criação de equídeos é outra actividade que registou franco crescimento nas últimas décadas.

Preferências de Linguagem

Tags Populares

Imagem aleatória

Ver mais Informação