Este site utiliza cookies que só se mantém até o utilizador sair do site; ao navegar aqui está a aceitar a utilização de cookies nessas condições.

Baluarte de São Francisco

Baluarte de S. Francisco, Fevereiro de 2008 - Foto de: Francisco Castelo/CMLagos

Baluarte do Jogo da Bola ou de São Francisco
Refere-se ao Convento de São Francisco dos Capuchos de Nossa Senhora da Glória. Baluarte de planta quadrangular, situado no troço N. da cerca muralhada. Tem dois orelhões com cunhais revestidos a cantaria. Acesso à plataforma do topo através de rampa com alguns degraus. Parapeito com canhoneiras. Situado na Freguesia de São Sebastião, nas traseiras do Cemitério antigo.

A chamada Cerca Velha ficou concluída no século XIV e abrangia um burgo de urbanismo ortogonal com uma “rua direita” e respectivas travessas, que corresponde ao núcleo primitivo da cidade de Lagos conhecido como Viladentro. A muralha renascentista, conhecida como Cerca Nova, cujo plano global foi traçado na primeira metade do século XVI, incorporou no seu perímetro abaluartado as duas paróquias da Cidade, Santa Maria e São Sebastião. Esta obra foi impulsionada durante o reinado de D. João III e concluída na primeira metade do século XVII.

Language preference

Popular tags

Random image

View more information