Este site utiliza cookies que só se mantém até o utilizador sair do site; ao navegar aqui está a aceitar a utilização de cookies nessas condições.

Mercado da Avenida

Fachada do Mercado da Avenida - Inauguração da reabilitação do Mercado, Jun 2004 - Foto de: Francisco Castelo/CMLagos

Mercado Municipal da Avenida
Com a reutilização, em 1924, do edifício da antiga fábrica de conservas de peixe "Portugal", aí se instalou o mercado municipal da avenida, mercado das frutas e hortaliças, e o edifício que recebera provisoriamente essa função foi demolido; permanecendo abeirado ao rio apenas o mercado do peixe, até à sua demolição em 1958, para construção da Avenida dos Descobrimentos. Após essa data o mercado da Rua Porta de Portugal recebeu também o comércio do pescado.

Desgastado pelos 80 anos de uso, e apresentando notória obsolescência na organização e funcionalidade do seu interior, a autarquia decidiu recuperá-lo e após a conclusão das obras que incluíram profundas remodelações estruturais e reorganização dos espaços, o Mercado Municipal da Avenida foi reinaugurado em Junho de 2004.
Numa descrição genérica, e muito sintética, podemos referenciar que no primeiro piso funcionam 33 bancas de peixe e marisco, bem como quatro talhos, e no segundo piso 16 bancas de fruta e hortaliça e seis lojas com produtos variados.

No terceiro piso, a par de um requintado equipamento de restauração, uma enorme varanda panorâmica permite fruir a magnífica paisagem do rio, da Doca Pesca e da baía de Lagos. Deste ponto acede-se facilmente ao edifício adjacente, o Centro Ciência Viva de Lagos. Um elevador panorâmico e uma ampla escadaria exuberantemente decorada emolduram este renovado espaço comercial.

Preferências de Linguagem

Tags Populares

Imagem aleatória

Ver mais Informação