Este site utiliza cookies que só se mantém até o utilizador sair do site; ao navegar aqui está a aceitar a utilização de cookies nessas condições.

Paços do Concelho, Assembleia Municipal

Edifício dos Paços do Concelho, em Mar. 2004 - Foto de: Francisco Castelo/CMLagos

Paços do Concelho (antigo edifício)

Edifício de planta rectangular, volume simples de três pisos e cobertura de quatro águas. Delimitação dos pisos com frisos em cantaria e marcação axial, através de pilastras pintadas. Andar nobre ao centro, com janela de sacada em cantaria lavrada encimada pelo brasão da cidade. No interior, ao centro do edifício, escada de lance único que se divide em dois, no acesso aos pisos superiores. Foi construído na primeira metade do século XIX para substituir as instalações da Câmara, localizadas na Praça do Pelourinho, e arruinadas com o terramoto de 1755.
Ostenta na verga de pedra da porta principal, a data 1798, crendo-se que a referida verga integraria o conjunto das cantarias destinadas à reedificação do edifício na Praça do Pelorinho, hoje Praça do Infante, visto que só em 1832 foi tapada a Porta de São Roque, localizada no sítio onde foi erigido este edifício dos Paços do Concelho de Lagos.
Depois da inauguração do novo edifico Paços do Concelho Século XXI, em 6 de Julho de 2009, este imóvel ficou como sede da Assembleia Municipal. Possui um Salão Nobre e várias salas destinadas a exposições temáticas temporárias. No piso térreo está instalado um posto de atendimento da Polícia de Segurança Pública e um posto de informação turística.

Preferências de Linguagem

Tags Populares

Imagem aleatória

Ver mais Informação