Este site utiliza cookies que só se mantém até o utilizador sair do site; ao navegar aqui está a aceitar a utilização de cookies nessas condições.

Escola Conde Ferreira

Fachada do edifício Conde de Ferreira, sede da Sociedade Filarmónica Lacobrigense 1º de Maio, em Nov. 2012 - Fotos de: Francisco Castelo/CMLagos

Resultante do legado financeiro deixado em herança por Joaquim Ferreira dos Santos – conhecido como Conde de Ferreira –, no valor de 144.000$000 réis (144 milhões de réis ou 144 mil escudos, ou 570€ em moeda actual), para construção de 120 escolas implicando o subsídio do Estado no valor de 10.000$000 réis, e de cada municipalidade interessada numa dessas casas escolares, em valor não inferior a 400$000 réis, a escola da Praça d’Armas funcionou até aos primeiros anos da década de 70 do século vinte, e muitos lacobrigenses se lembrarão dela e dos professores que ali lhes deram aulas. O edifício, hoje sede da Filarmónica Lacobrigense 1º de Maio, é um exemplar da arquitectura civil educativa, revivalista, de planta longitudinal rectangular e fachada principal de pano único, terminada em platibanda de cantaria possuindo ao centro uma sineira coroada por um frontão triangular. A referência a 24 de Março de 1866 refere-se à data de falecimento do Conde de Ferreira.

Preferências de Linguagem

Tags Populares

Imagem aleatória

Ver mais Informação