Este site utiliza cookies; ao navegar aqui está a aceitar a sua utilização. Este site será encerrado até final de 2020.

Paços Concelho - Assembleia

Edifício dos Paços do Concelho, em Ago. 2005 - Foto de: Francisco Castelo/CMLagos

Paços do Concelho (antigo edifício)
Edifício de planta rectangular, volume simples de três pisos e cobertura de quatro águas. Delimitação dos pisos com frisos em cantaria e marcação axial, através de pilastras pintadas. Andar nobre ao centro, com janela de sacada em cantaria lavrada encimada pelo brasão da cidade. No interior, ao centro do edifício, escada de lance único que se divide em dois, no acesso aos pisos superiores.
Edifício construído após 1836, em data ainda por estabelecer, e não em 1798 conforme está gravado na verga da porta principal (julga-se que essas cantarias seriam destinadas a outro imóvel).
O antigo edifício dos Paços do Concelho conservou até 1931 a sua traça primitiva, com o fosso onde estavam situadas as bicas que forneciam os aguadeiros da cidade. Nesse ano, a Câmara aterrou o fosso, retirou o gradeamento e elevou o nível do pavimento da Praça Gil Eanes mantendo o edifício, desde então, o aspecto actual.
Depois da inauguração do novo edifico Paços do Concelho Século XXI, em 6 de Julho de 2009, este imóvel ficou como sede da Assembleia Municipal. Possui um Salão Nobre e salas destinadas a exposições temáticas temporárias. No piso térreo está instalado um posto de atendimento da Polícia de Segurança Pública, um posto de informação turística e a Fototeca Municipal de Lagos.

Language preference

Popular tags

Random image

View more information