Este site utiliza cookies que só se mantém até o utilizador sair do site; ao navegar aqui está a aceitar a utilização de cookies nessas condições.

pluvial

Pluvial, paramento religioso existente no Museu Municipal Dr, José Formosinho, Jan. 2006 - Foto de: Francisco Castelo/CMLagos

Pluvial de damasco vermelho com capuz e firmal; tecido lavrado; sebastos bordados, três edículas de cada lado, unidas nas costas por representação heráldica; capuz bordado; firmal de tecido; galão bordado a debruar as edículas e o capuz; galão franjado tecido a debruar os sebastos; franja e borla no capuz; passamanarias. O termo paramento é comummente associado ao vestuário litúrgico. Contudo, o mesmo termo aplica-se a tudo o que serve para ornamentar, quer seja pessoas ou lugares de culto. Os paramentos religiosos (vestes sacrae) foram sempre considerados peças de grande valor, não só intrínseco, pelos materiais utilizados na sua confecção, como ouro, prata e pedras preciosas, mas sobretudo artístico, devido ao esforço e empenho de artistas e artífices. Pintura, escultura, arquitectura ou ourivesaria associavam-se a uma produção têxtil que primava pela singularidade mas culminava numa riqueza ímpar a nível artístico. De entre as distintas vestes sacrae destacam-se a casula, a dalmática, o pluvial e o frontal de altar. O pluvial é uma capa que, quando estendida, tem a forma de um semicírculo. Foi primitivamente usado como protecção para a chuva, daí a sua designação (pluvis é a palavra latina que deu origem ao substantivo chuva) e a função original do capuz que o adorna. Também denominado de capa de asperges, o pluvial era habitualmente usado em procissões ou cerimónias afins. O pluvial existente no Museu Municipal Dr. José Formosinho faz parte de um conjunto de quatro paramentos em damasco vermelho profusamente bordados a ouro e matiz composto por uma casula, duas dalmáticas e um pluvial. Diz a tradição que estes paramentos terão servido na missa campal a que assistiu D. Sebastião antes do embarque para Alcácer-Quibir, em 1578.

Preferências de Linguagem

Tags Populares

Imagem aleatória

Ver mais Informação