Este site utiliza cookies que só se mantém até o utilizador sair do site; ao navegar aqui está a aceitar a utilização de cookies nessas condições.

nevoeiro e caravela

Nevoeiro matinal e caravela Boa Esperança, em Setembro de 2014 - Foto de: Francisco Castelo/CMLagos


O nevoeiro matinal que se verifica episodicamente no nosso litoral, e mais frequentemente no Verão, é do tipo advectivo ou seja, a sua formação prende-se com o facto da massa de ar marítima arrefecer abaixo do ponto de condensação quando próxima da superfície, devido às águas se encontrarem a uma temperatura inferior.
Se a explicação científica e a naturalidade do fenómeno nevoeiro recolhe a compreensão de qualquer cidadão há, porém, uma outra relação que, nada devendo à racionalidade científica, está enraizada na memória dos portugueses. O mito do sebastianismo.
Na manhã do dia 20 de Janeiro de 1554 nasceu o príncipe Dom Sebastião. Tratando-se de um herdeiro tão esperado para dar continuidade à dinastia de Avis, ficou conhecido como “O Desejado”, mas também é recordado como “O Encoberto” devido à lenda que refere o seu regresso, numa manhã de nevoeiro, para salvar Portugal de todas as agruras.
Obviamente, trata-se de uma fantasia que não deve afastar os portugueses da construção do seu presente colectivo, trabalho que nenhum “encoberto” jamais substituirá.

Language preference

Popular tags

Random image

View more information